DUELO DE MCS NACIONAL 2020 REGULAMENTO


DUELO NACIONAL 2020 

Em 2020, o Duelo de MCs Nacional não terá a fase de pré-seletivas. 

Estamos enfrentando uma pandemia. Eventos e aglomeração estão proibidos no Brasil. Priorizar a saúde e a segurança de todas as pessoas é fundamental. Mais de 500 batalhas farão parte do processo seletivo do Nacional. Num contexto de pandemia e isolamento social, tornou-se impossível, estrutural e financeiramente, realizar esse volume de batalhas no formato online. 

Diante desse desafio, reunimos organizações de cada estado para definirmos conjuntamente o melhor formato para a competição em 2020. 

Com isso, chegamos à conclusão de que a decisão mais acertada seria estabelecer um processo que respeitasse as seguintes etapas: curadoria, votação do público + júri técnico, seletivas estaduais + repescagem e grande final. 


CURADORIA 

Como funciona a curadoria? Em cada estado participante, a organização local reuniu-se com representantes da cena das batalhas para selecionar 16 MCs. 

A seleção dos nomes obedeceu a uma série de critérios estabelecidos coletivamente, dentre os quais destacamos: qualidade técnica; participação ativa e destaque nas batalhas locais; distribuição de vagas equilibrada entre capital e interiores; MCs com idade mínima de 18 anos, completados até a data de realização da seletiva estadual em seu respectivo estado. 

De 16 MCs selecionades, 2 mulheres têm vaga garantida na final estadual e 14 MCs vão para a fase de votação. 

Além dos participantes, a curadoria de cada estado também foi responsável por estabelecer um júri técnico. 

*IMPORTANTE

Em alguns estados, além das 2 mulheres com vaga garantida nas seletivas, teremos outras mulheres participando da votação. 

Nos estados em que não há mulheres entre 16 MCs selecionades, as vagas correspondentes serão preenchidas por homens, que participarão da fase de votação. 

Na realidade da cena das batalhas no estado do Acre, de acordo com as diretrizes da competição em 2020, foi possível selecionar 11 MCs: 10 MCs que participarão da fase de votação; e uma MC com classificação garantida na seletiva estadual. 


VOTAÇÃO POPULAR + JÚRI TÉCNICO 

A votação será realizada por meio do site www.duelonacional.com.br, entre os dias 31/08/2020 e 14/09/2020. 

Qualquer pessoa poderá votar utilizando um computador, tablet ou smartphone. 

Para votar será necessário fazer login no Google e informar seu email no cadastro disponível na área de votação do site. 

Você deverá escolher 1 MC por estado, podendo votar em quantos estados quiser: em apenas um, em alguns ou em todos.  

Cada pessoa poderá votar apenas uma vez por estado. 

O voto popular vai selecionar 3 MCs por estado, sendo as 3 pessoas mais votadas. 

O Júri técnico selecionará mais 3 MCs. 

8 MCs selecionades pela curadoria + voto do público + júri técnico irão disputar as seletivas estaduais em cada estado. 


SELETIVAS ESTADUAIS 

Entre os meses de setembro e novembro de 2020, o Duelo de MCs Nacional irá realizar 26 seletivas estaduais. 

Em cada uma, 8 MCs disputarão uma vaga na grande final nacional. Quem vencer a seletiva estadual se classifica diretamente para a final. 

As seletivas estaduais serão realizadas em estúdios profissionais, com a presença de finalistas, sem público, cumprindo rigorosamente todas as orientações sanitárias e protocolos de segurança necessários. 

As 26 seletivas serão transmitidas, ao vivo, para todo o país, através do canal www.twitch.tv/familiaderua


REPESCAGEM 

A grande final do Nacional 2020 terá 32 MCs. Além das 26 vagas disputadas nas seletivas estaduais, teremos outras 6 vagas definidas em uma repescagem. 

A repescagem será realizada com inscrições abertas para MCs de todas as regiões do país e disputadas em batalhas digitais que acontecerão na plataforma do Duelo Nacional, no Discord, um aplicativo de voz projetado para formação de comunidades. 

O prazo de inscrição, bem como as datas de realização das batalhas no Discord, serão divulgados publicamente nas redes da Família de Rua e do Duelo Nacional. 


GRANDE FINAL
 

A Grande Final do Duelo de MCs Nacional 2020 será disputada por 32 MCs, classificades nas seletivas estaduais e na repescagem. 

A final será realizada em Belo Horizonte, Minas Gerais, com a presença de finalistas, sem público, cumprindo rigorosamente todas as orientações sanitárias e protocolos de segurança necessários.

Além das batalhas, a final também contará com shows e participações de convidados especiais. 

O evento será transmitido, ao vivo, para todo o país, através do canal www.twitch.tv/familiaderua

REGRAS PARA AS BATALHAS 

SELETIVAS ESTADUAIS E GRANDE FINAL 

Se liga nas regras das batalhas! 

  1. A DISPUTA

As batalhas são definidas, uma a uma, por meio de sorteio.⠀⠀

A disputa no par ou ímpar decide qual MC começa rimando. Quem ganha o par ou ímpar faz essa escolha. 

No Duelo Nacional, as batalhas rolam no estilo tradicional, com MCs se enfrentando em 2 rounds de 45 segundos.

Cada round é dividido em ataque e resposta. Sendo que quem começa o primeiro round atacando, termina o segundo round respondendo. E vice-versa. 

  1. A VOTAÇÃO

Ao fim dos 2 rounds rola a votação da batalha. No Duelo Nacional 2020, os votos serão definidos por 2 jurades e pelo público presente na transmissão das batalhas. ⠀⠀⠀⠀

O público vota primeiro, em enquete disponibilizada no chat da transmissão. O público terá 2 minutos para votar.  Na sequência, jurades votam simultaneamente. ⠀⠀⠀⠀⠀

Quem que receber 2 votos vence a disputa. Em caso de empate a decisão acontece num terceiro round. ⠀⠀⠀

  1. O TERCEIRO ROUND 

O terceiro round é realizado no estilo Batevolta após um novo par ou ímpar. ⠀⠀⠀⠀

A batalha deve ser resolvida no terceiro round. Não existe quarto round. 

  1. OS CRITÉRIOS

Durante os duelos, o  júri técnico avalia questões como ataque e resposta, criatividade, musicalidade, flow, linguagem, postura, ritmo, conhecimento, etc. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Manifestações de opressão ou preconceito, como machismo, racismo, homofobia, transfobia, gordofobia, entre outras, não serão toleradas na batalha. 

Rima ganha de rima!

*IMPORTANTE

A dinâmica de funcionamento e eventuais regras específicas para as batalhas que acontecerão na repescagem serão divulgadas quando as inscrições forem abertas.